Trabalhando com Alê

É TEMPO DE PLANEJAR!

2 janeiro, 2017

Quanto você paga pelo que você ganha?

Li essa frase no Instagram ano passado e ela grudou na minha mente… E você?  Já parou pra pensar quanto vale seu tempo?

O tanto de tempo dedicado ao trabalho e o tempo desfrutado com seu marido, filhos ou amigos está em equilíbrio? E tempo para cuidar da sua saúde, está sobrando? Aquela aula de Pilates ou a massagem relaxante que você tanto adora, está conseguindo fazer? Quanto tempo dedicado a WhatsApp e Facebook em comparação ao tempo para uma conversa verdadeira olho no olho com sua melhor amiga?

Já percebeu como estamos no automático?

É fato que vivemos tempos efêmeros. As coisas acontecem em uma velocidade absurda, nossas horas estão cada vez mais curtas. Num piscar de olhos o dia acabou e o nosso checklist ainda não foi cumprido. A sensação de estar sempre correndo e mesmo assim, sempre atrasada tem sido constante, pelo menos pra mim. E pra gente que vive em SP (ou nas grandes cidades), onde tudo é pra ontem, penso que deve ser maior ainda. Isso gera uma ansiedade tremenda, a gente vive o presente pensando no futuro. Termina o dia sentindo-se frustrada por não ter dado conta de tudo.

Ao longo da minha vida, por ter uma agenda sempre muito intensa e querer abraçar o mundo, aprendi aos poucos a planejar meu dia/semana e mês, mas aprendi também a não me cobrar tanto quando não consigo fazer tudo (que é praticamente sempre), pois sei que me desdobro e que faço muitas coisas. E esta é a maior certeza, você não conseguirá zerar a lista! A boa notícia é que você não está só! Eu também sei que não se frustrar não é tarefa fácil, (muito pelo contrário), mas com um pouco de treino garanto que é possível.

Aproveitando que o ano está apenas começando, hoje dediquei algumas horas ao meu planejamento e já estou pondo em pratica algumas reflexões que vou compartilhar aqui com vocês.

O objetivo é que esse planejamento diário facilite nossa vida, se torne um hábito agradável e com isso, a gente ganhe mais tempo para as coisas gostosinhas da vida.

IMG_4203

Um planejamento diário básico pode começar com as seguintes ações:

CRIE UM RITUAL – Escolha um lugar gostoso da sua casa, acenda um incenso, coloque uma música calma e/ou prepare um bom café. Sorria, afinal você está viva, saudável e tem um dia inteirinho pela frente! E certamente algumas atividades serão prazerosas e te ajudarão a atingir metas e resultados importantes, portanto, elas devem ser planejadas com carinho. Pode ser que assim fique mais gostoso, não custa tentar.

ESCREVA – Você ainda se lembra como é a sua letra? Estamos muito digitais, que tal mudar a forma? Eu comprei uma agenda, um bloco de planner semanal e folhas de planner mensal da ilustradora Amanda Mol e estou curtindo. Escrever (com caneta), além de documentar, dá uma sensação de comprometimento maior. A cada dia, revise o dia anterior, dê um “ok” na tarefa realizada, cheque o que ficou pendente e priorize.

TEMPO – Estime um tempo para cada tarefa, isso evita que você trabalhe mais que o previsto. Lembre-se que sempre surgirão atividades não programas e esteja alerta para não “abraçá-las” se elas realmente não forem de extrema importância.

PRIORIZANDO – Faça um planejamento semanal priorizando as tarefas por ordem que devem ser feitas. Fique alerta para não programar mais tarefas do que consegue executar e não se sentir mal depois por não dar conta do recado.

DISCIPLINA – Faça e cheque a lista todos os dias – Se não estiver conseguindo cumprir mais que 60%, reflita o que você está colocando no lugar e se essas atividades são relevantes ou são dispensáveis.

QUESTIONE – O que é urgente? O que é importante? O que pode ficar para amanhã? Consigo delegar? Essas perguntas podem ajudar a refletir na hora de criar sua lista.

IMG_4249

Para ter sucesso na gestão do tempo é fundamental ter consciência, disciplina e foco. Agora que sou autônoma estou tentando ser ainda mais rigorosa comigo para ser mais produtiva, assim otimizo minha agenda e sobra tempo livre para desfrutar a vida, estar com minha família e amigos e viajar mais a lazer.

Viver no piloto automático é muito prejudicial, pois sem querer você deixa de perceber/valorizar as coisas simples da vida, como a música linda está tocando no rádio do carro (mesmo que com a marginal parada), a mensagem de WhatsApp que aquela amiga querida mandou, a flor recebida, o happy hour do final do dia, entre outras coisas. Eu realmente aprendi depois de negligenciar por um tempo tudo isso. Hoje vivo intensamente esses minutos preciosos que completam meu dia, justamente por não saber o que acontecerá amanhã, não temos esse controle e aí, pode ser tarde.

IMG_4215

Li na revista online Galileu uma matéria muito legal falando que “Ter uma agenda faz bem para a saúde mental”. O neurocientista Daniel Levitin, autor de The Organized Mind (A Mente Organizada), explica que, no geral, quanto mais difícil for uma técnica, menos pessoas a adotarão e que pesquisas reforçam a crença:
 
 
Escrever uma frase por dia pode te deixar mais feliz; 
 
 
Fazer listas te deixa menos estressado; 
 
 
Escrever à mão uma tarefa que você precisa fazer aumenta as chances de ela ser realizada. 
 
 
“Tirar o que está na sua cabeça e colocar no mundo, seja em uma agenda ou em post its na sua geladeira, pode te fazer bem”, afirma.
 
 Escrevendo
A matéria completa é bem interessante e fala da técnica “bullet journaling”, confira clicando na imagem abaixo:   

FullSizeRender 4

Vamos viver mais o agora, parar de pensar tanto no futuro e nos prender a um passado que já foi.

Vamos abraçar nossos amigos, curtir nossa família, cuidar da saúde, valorizar nossa vida! Vamos estar mais inteiros para nós e para o mundo.

Certamente sentiremos diferença e nossos dias serão melhores.

Só mais uma última dica, a medida que for conseguindo cumprir sua agenda e atingir suas metas, celebre cada conquista, você merece!

Faz sentido pra vc?  Te ajudou um pouco?  Comenta, vou gostar de saber!

beijo da ale_logo

frases tempo                                                                                                                                                                                                                                                                     Imagens do Pinterest

You Might Also Like

8 Comentários

  • Reply Francisca Meire 20 janeiro, 2017 at 00:48

    Adorei as dicas. Pratico algumas e outras AINDA não. Mas sem dúvida administrar bem o tempo faz muita diferença no dia-a-dia. Preciso de um Planner urgente!!!!
    Sucesso!Bjs

  • Reply Juliana Jardim Pacotte 7 janeiro, 2017 at 19:11

    Alê, gostei muito das dicas! E fazer a lista traz outra sensação gostosa quando se dá um check nas atividades feitas, a do sentimento da realização! Faz bem para o emocional, vale conferir… Beijo Ju J

  • Reply Gisele Landim 5 janeiro, 2017 at 18:23

    Adorei as dicas!! parte de escrever já é meu hábito há muito tempo e realmente ajuda, mas “abraçar” o que vai aparecendo ao longo do dia, ou subestimar o tempo necessário para alguma tarefa (o que leva à frustração por não dar conta de tudo..) ainda é um exercício constante. Mas concordo plenamente que a forma que vivemos hoje, sempre correndo contra o tempo, é insana, e não podemos abrir mão do equilíbrio, dos pequenos prazeres, ou seja.. do “viver” de verdade. =))

  • Reply Adriana Milagres 5 janeiro, 2017 at 05:32

    Como tudo por aqui, uma delicia esse conteudo❣️👏🏽😘

  • Reply Bruna Clara Gomes RODRIGUES 4 janeiro, 2017 at 23:53

    Adorei! Dicas simples e fáceis de trazer para a rotina, vou replicar!

  • Reply Gardênia Valéria 4 janeiro, 2017 at 22:39

    Super adorei as dicas, já tinha o abito de por tudo em papel, uma caderneta… kkkkk mas vou adotar para uma agenda e organizar.. obgd pelas dicas super que curti!!!🤗 Boa sorte na caminhada 😘

  • Reply Claudia Burigo 4 janeiro, 2017 at 22:13

    Adorei seu texto e vem muito de encontro com o que vivo é com o que penso. Nem sempre conseguimos por em prática o que pretendemos.
    Mas devemos ser perseverantes.
    Amo trabalhar.
    Mas nada substitui os pequenos prazeres de um bom café da manhã, de um dolce far niente ao lado de quem se ama. 😉

  • Reply Astrid 4 janeiro, 2017 at 00:14

    Adorei seu texto, Ale. Faz muito sentido! Acho um super desafio conseguir trazer mais leveza pro dia-a-dia com uma agenda sempre tão cheia. Priorizar é uma arte. Obrigada pelas dicas e sucesso nesta nova caminha.

  • Deixe um comentário