Momentos Especiais

Em fevereiro, tem Carnaval!

16 fevereiro, 2017

E como diria Rita Lee: “Brasileiro sofre, mas arrasa na felicidade, né?
Fudidos e mal pagos mas pelados no carnaval… Genial!”

O Carnaval está chegando e escolhi começar o post sobre a festa mais popular do Brasil com essa frase da sempre espirituosa Rita Lee! 

12719410_10153810189837597_3204926519414910771_o

Eu já curti bloquinhos de rua, desfilei em São Paulo e no Rio de Janeiro (e vi minha escola favorita ser campeã ano passado!), fui em camarote de cerveja famosa muitas vezes, saí em cima do trio elétrico Expresso 2222 em Salvador, curti Monobloco e cantei até ficar rouca e cada experiência foi única e maravilhosa. Porém, apesar de ser festeira, a maioria dos meus Carnavais passei descansando, fazendo retiros, silenciando um pouco e fugindo da “loucura”. 

12698282_10153808836112597_4555260860832265458_o

Pra você que vai curtir, que vai sair por aí linda (o) e colorida (o), o Carnaval é uma época onde podemos (e devemos!) ousar. Abusar das cores, dos brilhos, plumas e paetês! E essa é a parte que amo muito!

Carnaval123

(Maquiagem: Marcos Costa – Fotografia: Edu Delfim)

O que acho mais legal é fugir de fantasias prontas. Use sua criatividade para montar looks, coloque adereços na cabeça, maxi colares, maxi anéis… Aqui, mais é mais! Essa é a hora de tirar suas roupas e acessórios do armário, misturar tudo e pronto!

dee196eb22c6c164799379752833a4f7

(Pinterest images)

Mas não se esqueça de dois pontos importantes na hora de montar seu look de Carnaval: conforto e segurança. Escolha tecidos levinhos e tente usar bolsinhas transpassadas com quase nada dentro! Sim, nesse caso (só nesse!), menos é mais. Um documento, celular, dinheiro e maquiagem para retocar já é o suficiente.

Captura de Tela 2017-02-17 às 09.07.14

Ah, e o make segue o mesmo raciocínio: use e abuse! Aproveite esse momento para misturar sombras, usar cores fortes e vibrantes e cintilantes. A maquiagem é o segredo para um look lindo de Carnaval!

Pra vocês se inspirarem, sugiro que acessem site do maravilhoso maquiador oficial da Natura: Marcos Costa (imagem de capa também é produção dele).  

Confira mais looks incríveis  http://marcoscosta.com.br/index.php/editoriais-e-ensaios/ )!

Carnaval-marcos-costa-3

(Maquiagens: Marcos Costa – Fotografia1: Danilo Apoena, fotografia2: Daniel Marafon)

E por falar em composição de look, esse ano a Natura lançou um produtinho incrível pro Carnaval. São cílios postiços super fofos, com corações nas pontas e que já estão disponíveis para venda na minha página online ou nas lojas físicas da Natura nos shoppings Morumbi, Eldorado, Villa Lobos ou Anália Franco! Apaixonem-se por eles no vídeo abaixo:

Além disso, você também poderá brilhar com a Sombra Tint de Aquarela, que são super pigmentadas e perfeitas tanto para um look elaborado como para o dia a dia. Fácil aplicação e efeito longa duração.

Sombra Tint

 

Para aqueles que forem ficar em Sampa, no Facebook existem páginas exclusivas que compilam todos os grandes eventos de Carnaval. Indico aqui a página “Blocos de Rua SP”, eles têm até um app que você pode baixar e ficar por dentro dos bloquinhos, até porque essa semana a cidade já estará cheia de foliões pelas ruas: https://www.facebook.com/blocosderuasp/?fref=ts

Acho importante também falar também sobre prevenção. Não só nessa época, claro, mas aqui vale o reforço: camisinha sempre! Leve com você na bolsa, no bolso, na pochete, pendure na fantasia, enfim…Onde quer que seja, só não deixe de usar! Saúde em primeiro lugar, combinado?!

 carnaval_camisinha

E não custa nada lembrar: se beber, não dirija. Hoje tem muitas opções pra gente voltar pra casa em segurança e por um precinho mais camarada!

Uma última dica para quem quer  passar um Carnaval diferente,  mergulhar na natureza, arte, saúde e paz … Parque Ecológico Visão Futuro, eu já fiz e foi muito especial pra mim. Acesse: https://www.facebook.com/events/148196782324450/

Captura de Tela 2017-02-17 às 09.21.57

É isso aí, boa folia pra todo mundo! E lembrem-se: Alegria sem moderação!

Quer mais?

Quem quiser saber mais sobre o verdadeiro significado do Carnaval, segue um pouco da origem e história:

Captura de Tela 2017-02-17 às 08.42.34

Como tudo começou…

A festa de Carnaval surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra “Carnaval” está, desse modo, relacionada com a ideia de “festa do adeus à carne” marcado pela expressão carnis levale, que, acabou por formar a palavra “Carnaval”, sendo que “carnis” em latim significa carne e “levale” significa retirar. Era o último dia, então, que se podia comer carne, seguindo-se posteriormente o rigoroso jejum, com abstinência de alimentos de origem animal.

O Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados “gordos”, em especial a terça-feira (Terça-Feira Gorda).

O Carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias nas ruas, praças e casas da Antiga Roma. Todas as atividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que quisessem e as restrições morais eram relaxadas.

O carnaval chegou ao Brasil através das festas que ocorriam na Europa, principalmente na Itália e na França, no século XVII.

As fantasias de pierrô (pierrot) e de colombina foram logo incorporadas ao carnaval brasileiro.

No início, as festas de carnaval aconteciam nas ruas, com desfiles de fantasias. Posteriormente, passaram a ser realizadas nos clubes, onde eram tocadas as marchas, os sambas e os frevos preparados para os festejos.

Carnaval no Brasil

Algumas cidades se destacam nas festas de carnaval no Brasil:

Sambódromo.da_.Marquês.de_.Sapucaí.original.2714

(Fonte)

O Carnaval do Rio está atualmente no Guinness Book como o maior Carnaval do mundo, com um número estimado de 2,5 milhões de pessoas. O mais popular desfile de carnaval  também é o do Rio, na Marquês de Sapucaí, onde ocorre o desfile tradicional das escolas de samba da capital carioca. Desfilei 2 vezes e pude sentir toda a magia da Sapucaíi e recomendo!

São Paulo

Antigamente, o Carnaval de São Paulo se resumia apenas aos desfiles no Sambódromo e em escolas de samba como Vai Vai e Rosas de Ouro. Com a popularização dos blocos de rua, durante todo o mês de fevereiro a cidade fica tomada por blocos e mais blocos. E tem pra todos os gostos e estilos: blocos que homenageiam a Rita Lee, o David Bowie, a profissão de produtor de eventos (demais esse rs!) e é claro, os tradicionais com as marchinhas antigas. Viramos referência, muita gente de outros estados têm vindo pra cá curtir… Sem dúvidas, um presente pra cidade!

Colagem-carnaval

(Fonte1; fonte2; fonte3)

Em Salvador são mais de 150  trios elétricos que tomam conta das ruas da cidade.

No Recife, o bloco “O Galo da Madrugada” que sai às ruas no sábado de carnaval já entrou para o livro dos recordes como o maior bloco de carnaval do mundo.

Em Olinda, o destaque fica para os bonecos gigantes, que desfilam pelas ladeiras da cidade Patrimônio da Humanidade.

Em todo o Brasil, o período do Carnaval é caracterizado pela inversão das normas aceitas pela sociedade, sendo que alguns comportamentos são “tolerados” só durante esta época festiva.

Datas do Carnaval

O Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa, em fevereiro ou em março. Conforme o Cálculo da Páscoa, ocorre próximo do dia de Lua Nova. Assim, poderá calhar próximo do ano novo chinês, se calhar antes ou próximo de 19 de fevereiro. Veja as próximas datas do Carnaval e Páscoa:

Captura de Tela 2017-02-17 às 07.00.27

Fontes: Google, Wikipédia e www.significados.com.br , www.rede.natura.net e  www.marcoscosta.com.br

Gostou?  Curte e/ou comenta!
Valeu!

beijos da

ale_logo

You Might Also Like

2 Comentários

  • Reply Katia Rôla 19 fevereiro, 2017 at 22:38

    Adorei, estou curtindo demais o simplesmenteale.

  • Reply Danielle 19 fevereiro, 2017 at 11:53

    Você sempre maravilhosamente incrível.

  • Deixe um comentário