Trabalhando com Alê

Empoderamento feminino e o mercado de trabalho

21 dezembro, 2016

A palavra empoderamento está na moda. Acredito que ela sempre esteve,  mas agora as pessoas estão dando mais atenção a essa importante concepção, pelo menos no meu círculo de relacionamento.

O conceito de empoderamento feminino é extenso, mas em linhas gerais, objetiva garantir equidade de gênero nos diversos tipos de atividades sociais, de forma democrática e responsável.
No mercado de trabalho ainda é impressionante a quantidade de homens que exercem cargos de chefia em comparação com as mulheres. Infelizmente, essa dominação tradicional dos homens ainda é bastante comum nas grandes empresas. A diferença de salários então…nem se fale!

Essa diferença é ainda maior quando falarmos de mulheres negras. Repare bem quantas mulheres negras com cargos de liderança você conhece. Acredito que poucas, infelizmente.
Mas confesso que tenho reparado que aos poucos estamos conseguindo ocupar nosso merecido lugar ao sol e mostrar à todos que não estamos aqui para brincar. Somos tão capazes quanto e que o gênero não tem a menor importância.

Como eu sempre fui independente financeiramente e, consequentemente, dona do meu nariz, tive certos problemas nos meus relacionamentos e até no trabalho. Já passei por relações em que sentia certo “incomodo” por eu ganhar mais, que se manifestava em “você trabalha demais” ou “isso não é vida”. E, no trabalho, já senti aquela “pontinha” de inveja e alguns questionamentos sobre meu potencial quando conquistei prêmios ou promoções. Nada que eu não tenha conseguido tirar de letra e que com o tempo as mesmas pessoas perceberam que eu não “apenas um rostinho bonito”, mas na época foi chato.

É triste ter que falar sobre isso em 2016, mas são fatos e aposto que você, mulher que está lendo esse texto, também já passou por alguma situação de preconceito no ambiente de trabalho por…ser mulher!
Essa parte do Blog eu falarei um pouco sobre o mercado de trabalho e suas nuances. Pretendo contar um pouco sobre minha história como executiva de eventos, dar algumas dicas para mulheres sobre comportamento, estilo e atitude no ambiente corporativo.

Pretendo também apresentar grandes profissionais que me inspiraram e inspiram até hoje, mulheres guerreiras e resilientes que merecem todo o nosso respeito.

Espero que gostem, meninas. Sabemos que nosso caminho é árduo, mas somos fortes e capazes.

Afinal, We Can Do It!

trabalhando2_com_ale_20-12-16

You Might Also Like

Sem Comentários

Deixe um comentário